O Santa Maria em Dança é um dos festivais competitivos de maior tradição no Estado do Rio Grande do Sul. Iniciado em 1995, atrai competidores de todas as partes do Brasil, bem como teve participação de companhias da Alemanha e França.

          A partir da sua terceira edição, os temas anuais do evento são pinturas em óleo sobre tela da artista plástica Marília Chartune, inspiradas em coreografias que de alguma forma se destacaram durante o ano anterior. Esta é uma das marcas do evento, conferindo uma nova capa a cada ano, compondo um grande mosaico de lindas obras de identidade única.

          O Festival é um dos braços por trás do Projeto Dança Estudantes, levando aulas de dança para dentro do ambiente escolar, mobilizando alunos, professores, pais, tornando-se um celeiro para muitos talentos que surgiram nos 20 anos em que o projeto existe. Em setembro, dentro do SMD, estas escolas, somadas a outros grupos escolares de diversas cidades realizam uma grande competição, chamada Dança Estudantes.

          Para manter um alto nível competitivo, somados as expectavas de evolução dos grupos, um corpo de jurados qualificados é fundamental, e este é uma das características do Santa Maria em Dança.  Grandes nomes no cenário nacional ja passaram pelo júri do evento, liderados há 15 anos pela Drª Gisele Sampaio,sendo este um dos pilares do evento. O SMD está atento ao crescimento artístico de seus participantes, e por vezes abre espaço na banca avaliadora para novos nomes alçarem vôos maiores em suas carreiras. 

          Em 2017 o Santa Maria em Dança realizará sua 23ª edição ininterrupta, revelando talentos, qualificando grupos e formando um legado construído por bailarinos, coreógrafos, platéia e todos os profissionais envolvidos em execução.

LEGADO

© Copyright - Todos os direitos reservados | Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Santa Maria - 2020 | Site melhor visualizado em PCs

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco